quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cuidados com Dentes do Bebê Devem Começar Durante a Gravidez

Antibióticos consumidos
pelas mães durante a gravidez
influenciam muito
na saúde bucal dos filhos.
Os cuidados bucais 
precisam começar
muito antes
dos bebês nascerem.


Médicos e dentistas afirmam que existem alguns fatores que podem afetar a aparência e a saúde dos bebês mesmo antes deles nascerem. Antibióticos como a tetraciclina, por exemplo, não devem ser consumidos por mulheres que estão amamentando ou estão na segunda metade da gravidez. Esses antibióticos causam descoloração ou manchas nos dentes dos bebês mais tarde.
Geralmente os os primeiros dentes dos bebês começam a aparecer quando eles tem cerca de seis meses de idade. Por isto, não há razão para usar fios dentais nem escovas. Porém, eles necessitam de cuidados especiais que as mães e os pais precisam saber e realizar. Os principais cuidados com os primeiros dentinhos devem ser com relação ao uso da mamadeira e a certeza de que o bebê está recebendo a dosagem adequada de flúor para fortalecer os dentes contra cáries.
As cáries são deteriorações dos dentes. No caso dos bebês, a arcada dentária está apenas iniciando e por isto necessita de cuidados especiais, principalmente porque são muito expostos ao açúcar contido em alimentos líquidos como o leite, as fórmulas comerciais para bebês e os sucos de frutas. O açúcar se acumula ao redor dos dentes por longo tempo, principalmente enquanto o bebê dorme.
Isto provoca cáries, e os primeiros dentes atingidos são os anteriores, tanto os de cima como os de baixo. Por esta razão, nunca se deve deixar o bebê adormecer com o bico da mamadeira na boca, mesmo depois de lavado. Para isto, recomenda-se dar ao bebê uma chupeta recomendada por um pediodontologista (*).
Quando estiver amamentando, não deixe o bebê ser alimentado continuamente. Interrompa de vez em quando. Em cada um desses intervalos, limpe os dentes e as gengivas (limpe as gengivas se os dentes ainda não tiverem começado a surgir) com pano ou gaze umedecidos.
O flúor já é necessário mesmo antes dos dentes começarem a aparecer. Isto porque o flúor é o principal elemento fortalecedor do esmalte do dente, que precisa ser fortalecido já no início da formação. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual é a quantidade de flúor colocada nela, peça informações por telefone à empresa de abastecimento de água na cidade em que você mora.
Se a água que sua casa recebe não contém flúor ou não contém a quantidade adequada, pergunte ao dentista ou ao pediatra de sua confiança sobre as doses de flúor em gotas que você deve dar ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e cozinhar, informe isto ao médico e ao dentista para que eles receitem suplementos adequados de flúor para o seu bebê. 

(*) Dentista especializado em tratamento de crianças.

Fontes:

Nenhum comentário: