segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As Nove Doenças que Mais Atingem as Mulheres

Problemas cutâneos nas mãos e nos pés
são muito comuns entre mulheres
e podem se tornar cânceres. 
Entre as principais doenças que mais atingem as mulheres,
estão as autoimunes.




Doenças autoimunes são aquelas contra as quais o sistema imunológico não tem defesa. Por isto, quando o sistema imunológico do corpo as ataca, ele prejudica muito mais a si mesmo. muitas dessas doenças são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens por razões genéticas (hereditárias) e devido à anatomia (forma do corpo). As doenças infecciosas também são mais comuns entre elas. Veja quais são as nove doenças que mais atingem a saúde feminina e por que elas ocorrem. 

1 - Sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal);
2 - Bainha de mielina (acelera o impulso nervoso);
3 - Na esclerose múltipla, a bainha de mielina,
uma membrana que se forma em torno do axônio
de uma célula nervosa,
é destruída por uma inflamação
e pela cicatrização. 

  • Esclerose múltipla.
É uma doença do sistema nervoso central cujos primeiros sintomas (dormência, paralisia muscular e perda da visão aparecem em pessoas com idades de 20 a 40 anos. Há tratamentos para diminuir o problema, mas não há cura. 


O lúpus pode ser controlado
através de medicamentos.
  • Lúpus. 
Ocorre quando um erro no sistema imunológico faz com que ele ataque tecidos saudáveis. Os sintomas mais conhecidos são cansaço extremo, dores de cabeça constantes, perda de cabelos e inchaço nas mãos, nos pés e nos olhos. Não se sabe o que causa a doença, mas ela pode ser controlada através de tratamentos e medicamentos específicos.
  
    O sono constante
    é um dos principais sintomas
    da síndrome da fadiga constante. 
  • Síndrome da fadiga crônica.
É uma doença considerada devastadora e complexa. Tarefas básicas como se vestir ou tomar banho parecem extremamente cansativas. Ocorre entre adultos (homens e mulheres), mas também é comum entre adolescentes, e faz faz com que os pais confundam com simples preguiça. A insônia durante a noite também é um dos sintomas, e por isto ocorrem os constantes sonos em momentos nos quais eles não deveriam ocorrer. Outros sintomas: dores musculares e perda de memória. 


Mais graves do que muita gente imagina,
a depressão pode levar uma pessoa]ao suicídio.
  • Depressão.
Não se sabe o motivo, mas é muito mais comum em mulheres do que em homens. Alguns médicos acreditam que talvez seja por causa de situações biológicas como menstruação, parto e menopausa, pois causam flutuações hormonais.

Intestino fino e vilos coriônicos ("villi").
Os vilos crônicos são formadores
do cordão umbilical
nas primeiras semanas de desenvolvimento
do embrião.
  • Doenças celíacas.
Acontece durante uma reação imunológica contra o glúten proveniente de derivados de trigo, cevada e centeio, entre outros. Os principais sintomas são problemas no estômago e nos intestinos (principalmente no intestino fino), diarreia, perda de peso e inchaços. Pode afetar a capacidade reprodutiva.
1 - Fígado; 2 - Vesícula biliar; 3 - intestino grosso;
4 - Esôfago; 5 - Estômago; 6 - Pâncreas;
7 - Intestino fino; 8 - Reto.
  • Síndrome do intestino irritável.
Muito comum tanto em homens como em mulheres. Afeta o intestino grosso e provoca cólicas, dor, inchaço, diarreia e prisão de ventre por pelo menos três meses. As causas são desconhecidas e, nas mulheres, os sintomas são mais fortes no período menstrual. 




  • Síndrome do intestino irritável.
As mulheres são mais vulneráveis do que os homens porque o revestimento da vagina é mais delicado do que o do pênis. Isto facilita a entrada de bactérias e vírus no organismo feminino. 

  • Lesões por esforço repetitivo (LER).
É resultante principalmente de movimentos repetitivos como os que fazemos em digitação. Também resulta de má postura enquanto estamos sentados e ritmo intenso de trabalho em qualquer profissão. Atinge principalmente mulheres que utilizam muito os computadores, e mais de 80% delas está na faixa dos 20 aos 40 anos de idade. 

O sistema urinário feminino.

  • Infecção Urinária.
A infecção do trato urinário (ITU) ou infecção urinária é causada por micro-organismos na urina que geram inflamações nas vias urinárias e, nos casos mais graves, nos rins. Pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos que se multiplicam ao redor da uretra e chegam à bexiga. É mais frequente nas mulheres porque a uretra feminina tem apenas cinco centímetros de comprimento, sendo muito mais curta do que a masculina. Nas mulheres, a posição anatômica da uretra também facilita a transmissão desses micro-organismo por meio do ato sexual.

Importantíssimo: 
Para maiores esclarecimentos, marque consultas com médicos especializados nessas áreas.

Fontes: 

Nenhum comentário: