sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dificuldade de orgasmo feminino pode ser devida a "tabus" sociais.

Dificuldade para a mulher obter orgasmo
pode estar relacionada ao homem
e a questões sociais.
(Foto: Arquivo Google)
Médicos dizem que o problema está 
em "tabus" sociais
que precisam ser abandonados. 








Muitos médicos especialistas em sociologia dizem que há pacientes mais velhas que os procuram, mas a maioria delas está na faixa dos 20 aos 30 anos. São mulheres que já tiveram experiências sexuais e não conseguem atingir o orgasmo, e acham que o problema está nelas. Para os médicos, porém, pode estar "neles".
Amaury Mendes é professor e médico do ambulatório de sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para ele o principal problema é proveniente da sociedade: a mulher não tem os mesmos incentivos que o homem durante a juventude para explorar sua sexualidade.
O médico diz que, por mais que a família seja evoluída socialmente, os rapazes são mais estimulados a explorar sua sexualidade, mas no caso das jovens, acontece exatamente o contrário. Ele explica que, desde cedo, o menino sabe que se ele tiver uma atitude muito livre sexualmente, será reconhecido como "macho", mas a menina sabe que ela será policiada. Segundo Amaury, isto causa uma confusão que faz com que a mulher se sinta como se ela mesma se desconhecesse. 
Amaury Mendes explica que é claro que este não é o único problema que dificulta o orgasmo feminino, mas é um dos principais. Ele diz que essa falta de conhecimento, de identidade com o próprio corpo, faz com que a mulher tenha dificuldade de obter sensações prazerosas.
A ginecologista Carolina Ambrogini concorda com o que Amaury Mendes diz e acrescenta que, para que aconteça a excitação, a mulher precisa sair do mundo concreto, deixar-se levar por sensações e fantasias. Ela diz que a inibição à qual Amaury se refere faz com que muitas mulheres não consigam se masturbar. Os dois profissionais dizem que, na sociedade, a masturbação é vista como um tabu para ambos mas, ao mesmo tempo, a masturbação masculina é considerada "normal" entre os homens principalmente adolescentes, mas "imoral" para as mulheres em qualquer idade.
Isto não significa que o homem esteja isento de culpas. Ele não pode simplesmente se acomodar e esperar que a mulher consulte um especialista. A mulher tem dificuldade de dizer se "está bom", se "está gostoso", e por isto o homem deve perguntar, mas precisa estar preparado para ouvir e aceitar com naturalidade a resposta que ela tiver que dar. Carolina explica que o principal problema é que, na maioria dos casos, o homem que ir logo para a penetração, mas a mulher necessita de mais investimento nas "preliminares". Ela diz que ele precisa investir mais em atos como, por exemplo, o sexo oral, que ajuda a facilitar o orgasmo feminino.

Fonte: Ig Notícias - Sexo 

Nenhum comentário: