segunda-feira, 12 de maio de 2014

O que Fazer Quando as Crianças Choram nas Creches, em Casa ou em Qualquer Outro Lugar?

O choro de cada criança tem motivos diferentes.

O choro da criança 
é uma mensagem em código
que o pai, a mãe, toda a família e os funcionários da creche 
precisa saber decifrar. 


Quando as criança que ainda não sabem falar choram, o choro é a forma como elas precisam se expressar por ainda não serem capazes de falar. Por isto, assim como seus próprios pais e mães, todos os funcionários e todas as funcionárias de uma creche precisam ser pessoas capazes de decifrar a mensagem.
O choro é uma forma de principalmente as crianças em até três anos de idade transmitirem o que não sabem dizer. É através do choro que elas estão tentando avisar aos adultos que precisam se adaptar ao ambiente (onde quer que seja), à equipe da creche (ou quaisquer outras pessoas que lhes são estranhas) ou à ausência de familiares. Tudo depende do momento, de onde estão e de vários outros fatores. É também através do choro que elas tentam avisar que a frauda está suja, que a barriga dói, que outra criança lhe tomou um brinquedo, que quer o brinquedo que está com outra criança, etc.
O pai, a mãe ou qualquer outra pessoa nunca deve dizer à criança "pare de chorar" ou "você não tem motivos para chorar". Os motivos existem sempre, você é que não é não está sendo capaz de perceber quais são. Reconhecer essa realidade nem sempre é fácil para os adultos, mas para uma criança de até três anos de idade, a vida é uma sequência de desafios que podem levá-la ao estresse mesmo nos momentos que parecem mais tranquilos. Sem a capacidade de falar bem desenvolvida, eles não tem outras opções para se comunicar com as pessoas sem ser pelo choro. 
Antes que você perca a paciência, lembre-se que o choro pode também representar a falta de paciência da própria criança, incapaz de entender por que há certas coisas que ela quer mas não são possíveis ou não lhe são permitidas. Lembre-se também que, pelas mesmas razões, os choros das crianças são também sinais de frustração, irritação, etc. Por isto, antes de ser pai ou mãe, e antes de escolher a profissão de educador(a), o adulto precisa saber que terá que conhecer muito bem os principais detalhes sobre o desenvolvimento infantil, acolhimento e permanente construção de vínculos com bebês, assim como com crianças em qualquer idade, adolescentes e jovens. É um trabalho fundamental que precisa começar antes do início da adaptação.
Nos primeiros dias na creche, a equipe da instituição geralmente tem dificuldades para reconhecer os motivos do choro. Pode ser "acordei", "estou com dor", "saudade da família", "saudade da mãe". Por isto os pais e mães precisam se assegurar de que os funcionários da creche estão preparados para reconhecer esses sinais com facilidade. "Esses sinais são as únicas formas pelas quais os profissionais podem identificar a melhor atitude a ser tomada", alerta a psicopedagoga Edmara de Lima, integrante da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Beatriz Ferraz, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo (SP), é preciso saber decifrar as lágrimas das crianças mesmo depois que elas já aprenderam a falar bem, pois as lágrimas sempre revelam que algo vai mal. Ela explica que, nos casos dos bebês, eles as relacionam a coisas boas porque acreditam que alguém vai atendê-los por causa delas. Esse é o único jeito que eles tem para dizer "estou tentando lidar com um problema mas preciso da sua ajuda para isto". Por isto, é importante evitar ideias preconcebidas como "é só manha", "é sem motivo", "é sono", etc., e tentar entender de fato o que o choro expressa.
Não pense que pegar as crianças no colo muitas vezes as deixa mal acostumadas. Este é um erro grave que muitos pais, muitas mães e funcionários de creches cometem. Como diz Regina Célia Marques Teles, diretora da creche Carochinha, em Ribeirão Preto (SP), "colo e carinho não estragam ninguém e são sempre bem vindos".


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